sexta-feira, 15 de junho de 2012


Contribuições da fenomenologia para o dialogo da formação ética e responsável do discente em administração

Luciana Demarchi, Dagmar Silva Pinto de Castro



Objetivos:

Correlacionar o processo de formação discente em nível da graduação e pós-graduação no campo da ciência social aplicada da administração à Ética e a condição existencial do ser humano na construção de um projeto de mundo.

Método:

Método fenomenológico.

Resumo

O pensar nas questões que norteiam o rumo da Universidade e suas atividades de ensino, pesquisa e produção de conhecimento remete a duas questões primordiais: A Ética que pressupõe a responsabilidade e a Condição existencial do ser humano; estas estão interligadas ao projeto de mundo que se deseja implementar (ARENDT, 2011). Estes dois substratos dão suporte à distinção necessária entre massificação do conhecimento e disseminação do conhecimento por meio da inclusão. A massificação está condicionada à alienação, a uma des-enraização da identidade em seu solo vital que e o mundo da vida. A americanização do processo de pesquisa leva ao distanciamento de temas nacionais, pouco ou nada apreciados e tidos em relevância menor pelos organismos que publicam os trabalhos científicos (SINGER, 2001). A disseminação do conhecimento por meio da inclusão rompe com os parâmetros elitistas e massificadores ao mesmo tempo em que possibilita o acesso ao conhecimento e a produção do mesmo de forma indistinta fundamentais para leitura e reflexão dos discentes da graduação e pós-graduação em administração. A questão sobre o caminho que a universidade deverá adotar só pode ser respondido mediante a reflexão do tema sobre os desafios a formação ética e responsável do discente que pressupõe o acesso a uma literatura consistente e produzida a partir da experiência vivida (ALES BELLO, 2002; M.PONTY, 1999). Ao se desenvolver o conhecimento para o desenvolvimento econômico-social há que se ter bem claro como este será empregado na construção da sociedade. Faz-se mister ligar o rumo das universidades ao projeto de mundo e de existência do ser humano. Dentro deste foco a formação ética e responsável emerge como reflexão central desse ensaio teórico que visa contribuir na discussão do processo de formação discente em nível da graduação e pós-graduação no campo da ciência social aplicada da administração.



Palavras chaves: Ensino, administração, fenomenologia, responsabilidade e ética.

Bibliografia

ALES BELLO, Angela, A formação da Pessoa: reflexões do ponto de vista antropológico In Formação Humana e Educação, orgs. Maria Aparecida Vigiane Bicudo, Regina Célia Baptista Belluzzo, Bauru, SP, EDUSC, 2002.


ARENDT, Hannah, A condição Humana, revisão Adriano Correia, 11 ed, Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2011.


MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção, tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura, 2 ed., São Paulo, Martins Fontes, 1999.


SINGER, Paul. A universidade no olho do furacão. Estud. av., São Paulo, v. 15, n. 42, Agosto. 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário