Contribuições da
fenomenologia para o dialogo da formação ética e responsável do discente em
administração
Luciana Demarchi, Dagmar
Silva Pinto de Castro
Objetivos:
Correlacionar o processo de formação discente em nível da
graduação e pós-graduação no campo da ciência social aplicada da administração
à Ética e a condição existencial do ser humano na construção de um projeto de
mundo.
Método:
Método fenomenológico.
Resumo
O pensar nas questões que norteiam o rumo da Universidade
e suas atividades de ensino, pesquisa e produção de conhecimento remete a duas
questões primordiais: A Ética que pressupõe a responsabilidade e a Condição
existencial do ser humano; estas estão interligadas ao projeto de mundo que se
deseja implementar (ARENDT, 2011). Estes dois substratos dão suporte à
distinção necessária entre massificação do conhecimento e disseminação do
conhecimento por meio da inclusão. A massificação está condicionada à
alienação, a uma des-enraização da identidade em seu solo vital que e o mundo
da vida. A americanização do processo de pesquisa leva ao distanciamento de
temas nacionais, pouco ou nada apreciados e tidos em relevância menor pelos
organismos que publicam os trabalhos científicos (SINGER, 2001). A disseminação
do conhecimento por meio da inclusão rompe com os parâmetros elitistas e
massificadores ao mesmo tempo em que possibilita o acesso ao conhecimento e a
produção do mesmo de forma indistinta fundamentais para leitura e reflexão dos
discentes da graduação e pós-graduação em administração. A questão sobre o
caminho que a universidade deverá adotar só pode ser respondido mediante a
reflexão do tema sobre os desafios a formação ética e responsável do discente
que pressupõe o acesso a uma literatura consistente e produzida a partir da
experiência vivida (ALES BELLO, 2002; M.PONTY, 1999). Ao se desenvolver o
conhecimento para o desenvolvimento econômico-social há que se ter bem claro
como este será empregado na construção da sociedade. Faz-se mister ligar o rumo
das universidades ao projeto de mundo e de existência do ser humano. Dentro
deste foco a formação ética e responsável emerge como reflexão central desse
ensaio teórico que visa contribuir na discussão do processo de formação
discente em nível da graduação e pós-graduação no campo da ciência social
aplicada da administração.
Palavras chaves:
Ensino, administração, fenomenologia, responsabilidade e ética.
Bibliografia
ALES BELLO, Angela, A formação da Pessoa:
reflexões do ponto de vista antropológico In Formação Humana e Educação,
orgs. Maria Aparecida Vigiane Bicudo, Regina Célia Baptista Belluzzo, Bauru,
SP, EDUSC, 2002.
ARENDT, Hannah, A condição Humana,
revisão Adriano Correia, 11 ed, Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2011.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção,
tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura, 2 ed., São Paulo, Martins Fontes,
1999.
SINGER, Paul. A universidade no olho do furacão.
Estud. av., São Paulo, v. 15, n. 42, Agosto. 2001
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